Editora
A Editora UniSant’Anna agrega a proposta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão para democratização do conhecimento a partir da disseminação de pesquisas científicas produzidas pelos corpos docente e discente. A criação, no segundo semestre de 2018, está diretamente atrelada às ações pedagógicas da instituição no sentido oferecer à sociedade o acesso à ciência.
Por meio da publicação de livros e periódicos acadêmicos e científicos multidisciplinares, a Editora UniSant’Anna tem o compromisso de publicar obras de autoria de professores, alunos e colaboradores do Centro Universitário Sant’Anna ou de autores não vinculados à instituição, mas interessados em divulgar pesquisas, teses, dissertações e relatórios técnicos nas áreas de tecnologia, educação, comunicação, exatas, gestão e negócios, saúde, música, meio ambiente, ciências da religião, aeronáutica e humanidades.
Instituída oficialmente em janeiro de 2019, sob a coordenação do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Dr. Rudney Uezu, a Editora está vinculada à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e prevê a instituição do Conselho Editorial, com integrantes internos e externos, cujo o objetivo primário é garantir a qualidade e a gestão editorial, bem como a elaboração de editais de publicação com temas de interesse social e acadêmico.
Prof. Me. Elisandro Rosa Pereira Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e ExtensãoA Editora UniSant’Anna respeita duas modalidades para recebimento de obras para publicação: (1) fluxo contínuo, com temas diversos dentro das normas de publicação; (2) editais de chamada pública, que atendam conteúdo dentro da proposta interdisciplinar da instituição.
A submissão da proposta deve ser feita diretamente por e-mail (editora@unisantanna.br), dentro de uma das modalidades. O arquivo – teses, dissertações, relatórios técnicos e outras pesquisas – deve ser disponibilizado na íntegra, no formato PDF, para avaliação dos integrantes do Conselho Editorial. Os originais devem respeitar a política editorial prevista no item 2.
O editor é responsável por interagir com os autores informando oficialmente os prazos para análise das obras, avaliação dos pareceristas e aceite, que respeita a relevância do tema proposto pelo autor, a adequação às normas gráficas e editoriais da editora, o conteúdo e a ortografia.
São considerados como critérios relevantes na avaliação: a linguagem, que deve ser clara e concisa; as obras inéditas e com abordagens originais; os conteúdos, que devem ser de interesse público e alinhados às áreas temáticas relacionadas aos cursos oferecidos pela instituição.
2.1 Os originais encaminhados para avaliação devem ser de cunho acadêmico e alinhados a uma das seguintes áreas de conhecimento:
a. Tecnologia;
b. Educação;
c. Comunicação;
d. Exatas;
e. Gestão e negócios;
f. Saúde;
g. Música;
h. Meio ambiente;
i. Ciências da religião;
j. Ciências aeronáutica;
k. Humanidades.
A premissa da Editora UniSant’Anna é democratizar o conhecimento. Assim, qualquer autor, independentemente da formação, interessado em dar publicidade aos seus trabalhos de pesquisa está apto a publicar suas obras, desde que os originais estejam alinhados à política editorial.
A Editora UniSant’Anna não tem restrições quanto à quantidade de autores na mesma obra, desde que o material esteja dentro das normas. Não há titulação mínima para publicação, entretanto, os editais podem priorizar obras em coautoria com mestres e doutores que tenham trabalhamos dedicados à temáticas específicas.
O Conselho Editorial atua na análise de todas as obras encaminhadas para publicação com o selo da Editora UniSant’Anna, bem como os periódicos da instituição. Os membros são responsáveis por:
a. Colaborar com a editora na manutenção e consolidação dos periódicos;
b. Definir as políticas editoriais da editora e revistas científicas, bem como demais publicações internas, levando em consideração relevância dos materiais, adequação às normas gráficas e editoriais, conteúdo científico e ortografia;
c. Elaborar planejamento das ações editoriais;
d. Definir comissão para orientar a padronização de normas editoriais;
e. Analisar as obras encaminhadas para publicação dentro das políticas editorais estabelecidas, as quais poderão ser “aprovadas” ou “reprovadas”;