CPA

O que é a Comissão Própria de Avaliação (CPA)?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e é responsável pela implantação, desenvolvimento e acompanhamento de processos de autoavaliação institucional.

O objetivo da autoavaliação institucional é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades, por meio das diversas ações realizadas em toda a comunidade acadêmica. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.

A CPA tem como objetivo gerar na instituição o autoconhecimento e a reflexão, visando ao aprimoramento da qualidade do ensino, pesquisa, extensão, e da gestão administrativa. Seu propósito é tornar a prática avaliativa uma ação norteadora do Centro Universitário, buscando o fortalecimento das relações entre a instituição com a comunidade acadêmica e a sociedade.

Como a Instituição é Avaliada e quem participa?

A partir do ano de 2016, a autoavaliação institucional foi reestruturada com a finalidade de atender a política da gestão atual. O processo vigente de avaliação da CPA/UNIDESC contempla três etapas, a saber:

A primeira etapa é a sensibilização da comunidade acadêmica por meio de visitas em salas de aula, reuniões com os líderes de turma; coordenadores, professores e demais colaboradores. A sensibilização constitui um processo contínuo, de modo a desenvolver e consolidar a cultura avaliativa nos diversos segmentos da IES.

A segunda etapa, refere-se especificamente à definição e construção dos instrumentos qualitativos e quantitativos de coleta de dados, e ao período de coleta propriamente dito. A CPA do UNIDESC opta por questionários, orientados por eixos e temáticas sugeridos pelo SINAES.

Já a terceira e última etapa, trata-se da consolidação e divulgação dos resultados, o que fornecerá insumos para que a IES defina objetivos e metas, possibilitando a elaboração do Plano de Gestão, que norteará as ações no âmbito da IES. Por sua vez, as ações decorrentes dos resultados, geram de modo cíclico e contínuo, uma nova avaliação

A avaliação contempla a participação efetiva de toda a comunidade acadêmica, sendo: alunos, professores, colaboradores administrativos e a comunidade local, que participa ativamente no UNIDESC.

Quais dimensões são avaliadas pela CPA?

Quem representa a CPA no Unidesc?

Coordenadora
Representante Docente
Representante Técnico Administrativo
Representante Discente
Representante da Sociedade Civil